Instruções especiais de colagem
Mesmo utilizando películas auto-adesivas de primeira qualidade e impressas dentro dos
melhores padrões e técnicas de artes gráficas, o sucesso da aplicação estará garantida
apenas se o painel for aplicado com perfeição e depois, ainda permanecer colado por muito
tempo.
Por esta razão, apresentamos as instruções especiais de colagem que dão as "dicas" mais
importantes e que ajudam a garantir uma aplicação correta.
Indicações importantes
As películas auto-adesivas ,
aderem melhor e com mais segurança sobre áreas lisas, secas e limpas (metal,
vidro, verniz, material plástico, etc...), que devem estar livres de graxas
e silicone. Por tanto, todos os tipos de resíduos devem ser completamente
removidos antes da colagem. Superfícies pintadas devem estar completamente
secas, caso contrário, há perigo de formação de bolhas.
Em todos os auto-adesivos a adesividade inicial é menor, aumentando gradativamente com o
passar do tempo, atingindo normalmente em 24 horas a força máxima de aderência. Portanto,
proteja os auto-adesivos aplicados do manuseio e umidade excessiva.
A temperatura apropriada para esta aplicação está por volta de 220 C
- COLAGEM A SECO
A colagem a seco oferece maior segurança, pois a força máxima de aderência
é atingida com maior rápidez, e não há interferência de inibidores. Este
tipo de aplicação é o mais recomendado e é indispensável para aplicação
sobre sulcos, depressões, cabeças de rebites, etc...
Para todos os métodos descritos a seguir, são válidas as seguintes condições:
- A superfície aplicada não deve ser exposta à umidade, pelo menos
nas primeiras 12 horas. Evite, portanto neste período, a limpeza ou
exposição a água.
- Por medida de segurança, proteja as bordas do auto-adesivo contra
a infiltração de água, utilizando uma fina camada de cêra automotiva
em pasta, principalmente em baixas temperaturas ou quando não se pode
observar o prazo de 12 horas.
- FORMATOS PEQUENOS
Use a ESPÁTULA ESPECIAL
- Limpar e secar a superfície que vai receber o auto-adesivo.
- Remover completamente o papel protetor.
- Posicionar o auto-adesivo sobre a superfície a ser aplicada.
- Iniciar por um dos cantos e colar a borda superior sem tensões,
ao mesmo tempo, mantenha a parte restante afastada da superfície.
- Pressionar com a ESPÁTULA ESPECIAL ,
com movimentos cruzados e sobrepostos.
- Perfurar com uma agulha as pequenas bolhas remanescentes e comprimí-las.
- Finalmente, pressionar com força todo o adesivo, principalmente
suas bordas.
- FAIXAS
- Use ESPÁTULA ESPECIAL
e fita adesiva.
- Limpar e secar a superfície que vai receber o auto-adesivo.
- Marcar sobre a superfície, o alinhamento da margem superior e um
canto lateral com fita adesiva espaçadamente.
- Destacar o papel siliconizado em aproximadamente 10 cm e dobrar.
- Posicionar a borda da faixa, alinhando sua margem superior nas
fitas adesivas, e iniciar a aplicação, pressionando-a.
- Continuar destacando o papel protetor em partes, pressionando com
a espátula, como indica a sequência dos esquemas.
- Para corrigir a posição ou eliminar possíveis bolhas de ar destacar
a parte defeituosa devagar, sem provocar tensões e colar novamente.
- Caso continue com bolhas, fure com uma agulha e utilize a espátula
para comprimí- las.
- Finalmente, dar o acabamento pressionando a espátula com força,
por toda a área, principalmente em suas bordas.
- FORMATOS MÉDIOS
- Use a ESPÁTULA ESPECIAL
ou o rolo de borracha e fita adesiva.
- Limpar e secar a superfície que vai receber o auto-adesivo.
- Marcar sobre a superfície, o alinhamento da margem superior e um
canto lateral com fita adesiva.
- Destacar o papel siliconizado em aproximadamente 5 cm e dobrar.
- Posicionar a borda da faixa, alinhando sua margem superior nas
fitas adesivas e iniciar a aplicação, pressionando-a.
- Pressionar o canto do auto-adesivo na marcação superior e lateral,
colar sem tensões.
- Seguir destacando o papel siliconizado e pressionando o auto-adesivo
com espátula, com movimentos cruzados e sobrepostos.
- Para corrigir a posição ou eliminar possíveis bolhas de ar, destacar
a parte defeituosa devagar, sem provocar tensões, e colar novamente.
Caso continuem as bolhas, fure com uma agulha e utilize a espátula
para comprimí-las.
- Finalmente, dar o acabamento pressionando a espátula com força
por toda a área, principalmente em suas bordas.
- FORMATOS GRANDES
- Use a ESPÁTULA ESPECIAL
ou rolo de borracha, fita adesiva, tesoura e uma espátula deslizante
mais larga.
- Limpar e secar a superfície que vai receber o auto-adesivo.
- Marcar sobre a superfície, o alinhamento da margem superior e um
canto lateral com fita adesiva espaçadamente.
- Colocar o auto-adesivo sobre a área plana com a película frontal
para baixo, destaque o papel siliconizado até a metade e corte.
- Colocar novamente o papel protetor com o lado siliconizado sobre
a área com o adesivo deixando uma faixa de 5 cm descoberta no meio.
- Cuidado, não deixe o papel protetor ultrapassar a margem superior
que se alinhará pela fita adesiva.
Posicionar o adesivo sobre a superfície e colar a faixa do meio.
- Destacar o papel protetor aos poucos, partindo da parte central
já colocada e ao mesmo tempo, pressionar com espátula larga com movimentos
sobrepostos.
- Para corrigir a posição ou eliminar possíveis bolhas de ar, destacar
a parte defeituosa devagar sem provocar tensões e colar novamente.
Caso continue com bolhas, fure com uma agulha e utilize a espátula
para comprimí-las.
- Finalmente, dar o acabamento pressionando a espátula com força
sobre a área, principalmente em suas bordas.
- APLICAÇÃO DE PAINÉIS EM VEÍCULOS
- Se a superfície tem sulcos ou ranhuras, a faixa central do auto-adesivo
colocada a descoberto (descrita no método anterior), deve seguir paralelamente
a estes sulcos,aplicando até a borda da fenda.
- Então destacar mais um pedaço do papel siliconizado e pressionar
o auto- adesivo com força dentro da fenda, porém, sem provocar tensões.
Para poder evitar estas tensões, você também poderá fazer um corte no
auto-adesivo, no lado superior ou inferior da borda do sulco ou canaleta.
Cuidado ! Com isto, a superfície poderá ficar visível.
- No caso de pequenas depressões ou elevações (molduras de maçanetas,
cabeças de rebites, dobradiças), a flexibilidade das películas poderá
ser aumentada por meio de aquecimento. Exemplo: soprador térmico.
- Nas ranhuras das portas deve-se dobrar o auto-adesivo o mais possível
pelos cantos dando uma volta de modo que um bom pedaço do auto-adesivo
alcance outra vez uma área plana e limpa do outro lado.
- Caso o auto-adesivo termine nas bordas dos paralamas, cortar com
cuidado, aproximadamente, 2 mm antes das bordas, para que os cantos
permaneçam com um contato de colagem sem tensões.
- Em auto-adesivos muito grandes, compostos de várias partes, a sobreposição
das folhas deverá ocorrer no sentido contrário ao movimento do veículo,
conforme o desenho, uma abaixo da outra, nos sentido de cima para
baixo.
- INDICAÇÃO PARA APLICAÇÃO COM AUXÍLIO DE UMIDADE
- A aplicação de grandes formatos também poderá ser feita umedecendo
a superfície que vai receber o painel.
- Comparando-se com a aplicação a seco, deve-se levar em consideração:
A adesividade inicial é sensivelmente mais fraca.
- A aderência final e máxima resistência do auto-adesivo é alcançada
mais tarde (24 horas).
Assim por questões de segurança deve-se dar preferência a aplicação
a seco.
- Aplicação com auxílio de umidade é executada somente nas seguintes
condições:
Com temperatura acima de 150 C.
- Quando a aplicação pode ser protegida contra forte umidade externa
por 24 horas e depois ser outra vez pressionada(no caso de veículos,
de preferência no último dia útil da semana)
- Em bases absolutamente lisas e planas.
- COLAGEM COM AUXILIO DE UMIDADE
- A ESPÁTULA ESPECIAL
ou rolo de borracha, espátula larga deslizável, fita adesiva, esponja
ou pano(sem fiapo), balde e detergente(sem silicone).
- Limpar e secar a superfície que vai receber o auto-adesivo.
- Marcar sobre a superfície, o alinhamento da margem superior e um
canto lateral com fita adesiva espaçadamente.
- Diluir uma colher de chá de detergente(sem silicone) em
3 litros de água e agitar bem. Umedecer totalmente a superfície.
- Remover o papel protetor do auto-adesivo.
- Posicionar o auto-adesivo, iniciando sobre um dos cantos e colar
a borda superior sem tensões, sobre a superfície úmida e pressionar
com a espátula larga sem causar rugas.
- Para corrigir a posição ou eliminar possíveis bolhas de ar, destacar
a parte defeituosa devagar sem provocar tensões e colar novamente,
caso continue com bolhas, fure com uma agulha e utilize a espátula
para comprimí-las, fazendo o mesmo com a água remanescente sempre
em direção às margens com movimentos sobrepostos e enxugando com esponjas
ou pano.
- Deixar secar a superfície aplicada, protegendo-a da umidade externa.
- Finalmente, dar o acabamento pressionando a espátula ou rolo de
borracha com força após 24 horas por toda a área, principalmente em
suas bordas(aconselhável selar os cantos com cêra automotiva
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